Sustentabilidade Urbana: construindo Interface acadêmica

  • Indicadores ICES - BID
  • SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE URBANA
  • I Seminário de Sustentabilidade Urbana em João Pessoa
  • Seminário
  • Congresso Nacional de Educação Ambiental
  • CNEA
  • Com Giovanni e Francisco Seabra

João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das seis cidades no Brasil que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse programa possui uma rede de monitoramento. A rede é composta pelos setores de: Inteligência (academia), Sociedade civil organizada, Setor produtivo e de comunicação. Seu propósito é acompanhar o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, conforme estabelecido no documento intitulado: Plano de Ação João Pessoa Sustentável (2014), a partir de 137 indicadores de diferentes áreas, como Desigualdade urbana e Uso do Solo; Gestão Pública Moderna e Gestão do Gasto Público; Competitividade da Economia e Emprego; Segurança; Mitigação da Mudança Climática e Vulnerabilidade a desastres; Mobilidade e Transporte. A Rede também tem como objetivo fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, estimulando a educação para a Cidadania. Destacamos a participação da UFPB junto à Rede e no compromisso com o crescimento sustentável da cidade de João Pessoa, sendo este projeto um instrumento para a construção de uma educação voltada para a sustentabilidade urbana, capaz de catalisar pesquisadores (as) e estudiosos (as) nas áreas correlatas aos indicadores mencionados e construir uma interface acadêmica sobre estudos voltados à cidade de João Pessoa, PB.

 

Objetivos  

1) Realizar um levantamento de estudos e pesquisas, nas áreas de Desigualdade urbana e Uso do Solo; Gestão Pública Moderna e Gestão do Gasto Público; Competitividade da Economia e Emprego; Segurança; Mitigação da Mudança Climática/ Vulnerabilidade a desastres; Mobilidade e Transporte; 2) Construir uma Interface acadêmica, sobre os temas priorizados no Plano João Pessoa Sustentável, partindo dos estudos e pesquisas sobre os temas conforme os indicadores do BID. 3) Realizar um Fórum Municipal sobre o Desenvolvimento Sustentável de João Pesssoa; 4) Participar do ENEX 2017.

 

Resultados Esperados

1) Levantamento bibliográfico atualizado de estudos e pesquisas sobre a cidade de João Pessoa; 2) Maior aproximação entre pesquisadores e fortalecimento da interinstitucionalidade por meio da realização do Fórum de Sustentabilidade Urbana; 3) Consolidação pública do papel da UFPB, enquanto instância de avaliação crítica e de fiscalização das políticas Urbanas; 4) Incremento à educação para a sustentabilidade, à cidadania e à participação docente e discente na vida pública municipal. 5) Contribuição ao fortalecimento da democracia.

 

Edital UFPB no seu Município


Arquivo(s) Relacionado(s)