Excursão Três Parques e três realidades

  • Equipe de Campo
  • Paisagem das chapadas
  • Fervedouro
  • rios potáveis
  • PN Chapada das Mangabeiras

Ao ministrar cursos de Turismo e Meio Ambiente, surgiu a necessidade de conhecer a realidade de alguns parques no Brasil, que ainda não conhecia. 

Foi assim que surgiu a idéia de conhecer alguns parques próximos, no Meio Norte Brasileiro, uma região riquíssima de nascentes de grandes rios, a exemplo do Parnaíba e Tocantins e de transição de biomas: caatinga, cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

Em 2013, partimos de João Pessoa, em direção à São Luis do Maranhão, num carro de tração, objetivando passar por 3 grandes parques, sendo dois nacionais: O Parque Nacional Chapada das Mangabeiras, na fornteira Piaí, Maranhão e Tocantins e o Parque Nacional das Mesas, no Município de Carolina, no Maranhão. E pelo Parque Estadual do Jalapão e as várias unidades de conservação ambiental, nesta região do Tocantins.

O resultado foram experiências de campo surpreendentes e uma viagem à diversos tempos: Na chapada das Mangabeiras, vimos o tempo em que o Brasil ainda estava sendo descoberto em algumas paragens, por madeireiros, seguidos de fazendeiros. No Jalapão, vimos uma região turística ainda em estado bruto, mas com grande potencial para o turismo de aventura, pela dificuldade do acesso e de grandes distâncias. No Maranhão, uma região de turismo popular e familiar consoliado, nos diversos empreendimentos turísticos, no entorno do Parque Nacional, que ainda tenta resolver problemas de desapropriação para se consolidar enquanto unidade de conservação.

Foram 3 parques visitados e 3 realidades diferentes, expostas em slides para o formato de sala de aula, que você pode ver abaixo.


Arquivo(s) Relacionado(s)